Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

DISCURSO DO MÉTODO

DISCURSO DO MÉTODO
para bem conduzir a própria razão
e procurar a verdade nas ciências
Discurso do Método de René Descartes é uma das mais famosas obras da literatura filosófica, sendo por muitos considerado o texto fundamente da ruptura cultural que da origem a Filosofia Moderna. O texto é composto de seis partes onde o autor, partindo de um relato de sua biografia intelectual, expõe de maneira clara e sucinta os grandes traços de seu novo sistema filosófico.
A primeira observação que faço com relação a essa obra, é que não é intenção do autor que seu texto se torne uma leitura acadêmica, seu objetivo não é escrever sobre um método para as pessoas seguirem. Possui uma linguagem vulgar. Mesmo assim acaba criando um método, o CARTESIANO, que é usado no meio acadêmico, seu puiblico alvo é a população comum. Utiliza exemplos do seu cotidiano, sendo as vezes sua obra confundida com uma autobiografia, devido ao uso pelo autor de exemplos do seu cotidiano. Utiliza pensamento teocentrico e ao mesmo tempo racionalista. Utiliza de um modelo de pensamento da verdade revelada, na teologia a verdade é revelada apenas ao papa.
            No ponto de vista do método, o autor trás uma esquematização do método:
·         PROBLEMATIZAÇÃO
·         DECOMPOSIÇÃO
·         RECOMPOSIÇÃO
·         REVISÃO
Esses são elementos, propostos por Descartes para o entendimento da verdade. O autor aborda que é necessário questionar para buscar a verdade, a verdade é constituída através do questionamento.

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário