Páginas

sábado, 9 de junho de 2012

Verbetes Políticos da Enciclopédia

Autoridade Política- Diderot
            Não é direito natural comandar o outro. Quem faz o uso da razão possui a liberdade.  A autoridade política tem origem em duas fontes violência e força.
            O poder adquirido pela violência só dura enquanto a força daquele que comanda for maior do que a força dos que obedece, a lei é de fato do mais forte. E o poder divino é justo e regrado. Sendo assim a submissão deve ser razoável, na minha opinião, Diderot faz uma crítica ao poder que os soberanos se diz possuidor, o poder divino, é possuidor porque é escolhido por Deus.
            O príncipe recebe dos súditos a autoridade que exerce sobre eles., autoridade limitada por leis da natureza e do Estado. O príncipe não pode dispor de seu poder e de seus súbitos sem o consentimento da nação.
            O governo é um bem público, nunca deve ser tirado das mãos do povo. Não o Estado que pertence ao príncipe é o príncipe que pertence ao Estado, mais cabe ao príncipe governa ao Estado e o povo a se submeter ao príncipe de acordo com as leis. O príncipe estar sempre a disposição e agindo conforme a nação. A coroa, o governo e a autoridade pública são bens de propriedade da nação.  
Dito por Diderot, as condições de príncipe, ele traz as condições dos súbitos, a natureza e a religião lhes impõem respeitar as condições do contrato para nunca perder de vista a natureza de seu governo.

Cidade
Diderot    
            A cidade é uma sociedade de varias famílias.
                                                           Democracia
                                               Chevalier de Jaucourt
            A democracia é a forma mais simples de governo, na qual o povo tem a soberania. Se a soberania estar nas mãos  do povo temos um democracia,  se a soberania estar nas mãos de parte do povo temos uma aristocracia. Não é a forma mais fácil de governar.
            O autor esboçar as leis fundamentais que constituem as democracias e o princípio que podem conservá-las e mantê-las. O autor destaca como importante que em uma democracia cada cidadão não tem poder soberano, nem mesmo uma parte dele. Este poder reside na assembléia do povo convocada segundo aas leis. Assim o povo em uma democracia é soberano e súbito.
                                                           Despotismo
                                                   Chevalier de Jaucourt
            Despotismo é o governo tirano e absoluto de um só homem. O autor trata dentro desse conteúdo do principio do caráter, partindo dos escritos celebres, que defende a obediência a um monarca. O poder deste governo estar acima de tudo, as vezes até mesmo de Deus.
           
                                                    Direito natural
                                                         Diderot
            O conceito de direito natural estar na existência de um direito fundado na natureza das coisas e, na vontade divina, no direito justo.

                                                        República
                                               Chevalier de Jaucourt
            República por Chevalier de Jaucourt é definida como uma forma de governo na qual o povo, em corpo, ou somente um aparte dele, detém o poder soberano. Quando o povo tem o poder soberano é uma democracia, quando o poder estar nas mãos de poucos é uma aristocracia, quando vários corpos políticos possuem poder formam uma Republica Federativa.
                                              
                                                           Sociedade
                                                      Boucher d’ Argir
            Os homes foram criados para viverem em sociedade. Se não tivessem sidos criados para isso, Deus havia lhes dado total condições de viverem isolados. A sociedade é necessária ao homem, Deus lhe deu uma constituição, faculdades, talentos que o tornam próprios a este estado.
           
                                                           Tirania
Chevalier de Jaucourt
            Tirania é o governo injustamente exercido, sem o freio das leis, ele (o governo) é a lei. Um tirano, um ditador de toas as regras sociais, econômicas, religiosas e principalmente políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário